Tipos de esterilizadores de biberões

Esterilizador de biberões

Qualquer coisa que possa estar em contato com o bebé, seja direta ou indirectamente, deve ter uma higiene impecável. Mas as coisas de uso diário devem estar ainda mais limpas. E o biberão é uma delas. Por isso, devemos prestar muita atenção à sua limpeza. Depois de cada uso, nos ocuparemos primeiramente de limpá-lo bem. Posteriormente deveremos esterilizá-lo para eliminar qualquer bactéria eventual que pode ter-se entranhado nos materiais do biberão. Para fazê-lo devemos utilizar um acessório para bebés essencial: falamos do esterilizador. Não é excessivo tanto cuidado: qualquer precaução é pouca para assegurar a saúde do bebé.

O esterilizador de biberões utiliza-se normalmente até à idade de 6 meses. A sua utilidade pode parecer simples, mas é essencial: permite destruir as bactérias que podem ser o princípio de diversas infecções. Muita atenção: o esterilizador utiliza-se unicamente DEPOIS da limpeza de todas as partes do biberão por separado. Não é até depois de teres eliminado os restos de leite com lava-loiças que usamos o esterilizador.

Na altura de adquirir este acessório, primeiramente devemos comprovar que o esterilizador que vamos comprar cumpre com todas as normas europeias. Cumprir essas normas é uma garantia de qualidade do produto e é que para isso deve-se superar múltiplas provas de laboratório provando a sua segurança e resistência.

Existem vários modelos de esterilizadores. Todos eles utilizam água, mas os procedimentos utilizados diferem.

O esterilizador para microondas

Este modelo permite esterilizar de 4 a 6 biberões de uma só vez e a operação leva-se a cabo em dez minutos. É o método mais rápido de todos. Coloca-se directamente no microondas e funciona matando os vírus através do vapor. Este tipo de esterilizado é leve e o seu preço muito acessível. Razões que explicam que estes esterilizadores são dos mais apreciados.

Esterilizador em frio

Este modelo pode esterilizar até seis biberões de uma só vez. Funciona mediante a dissolução de pastilhas em água fria. O princípio químico destas pastilhas é muito efectivo contra possíveis bactérias e não apresenta nenhum risco para as crianças. Para além disso, é um aparelho muito simples de usar e relativamente económico.

Ao não necessitar de luz, este modelo de esterilizador é muito recomendado para famílias que viajem muito. A única desvantagem reside na forte odor de cloro que pode ficar nos biberões. Este odor não é nada tóxico, mas poderá incomodar.

Esterilizador elétrico

Este tipo de esterilizador está previsto de uma resistência que aquece a água a uma alta temperatura. Este modelo esteriliza os biberões em aproximadamente 10 a 15 minutos. A esterilização desta modalidade, também elimina as bactérias graças ao vapor de água. Trata-se de um método muito eficaz, rápido e fácil: apenas necessitas de água e uma tomada eléctrica perto. O único problema é o seu preço elevado.

Partilha na tua rede social:
Mais no ABC Crianças:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook