Regresso às aulas

Regresso às aulas

O teu filho passou mais de dois meses divertindo-se, vivendo ao seu próprio ritmo e fazendo praticamente tudo o que queria. Voltar ao ritma da escola não é algo fácil para ele. Para passar este pequeno trance (que pode ser grande para ele), necessitará da tua ajuda. Para isso, deverás estar um pouco mais disponível do que habitualmente e que lhe entregues todo o teu afecto. Na continuação vamos-te apresentar uma serie de conselhos que os serão de grande ajuda aos dois para evitar stress pós-férias na criança.

Acostumá-lo aos novos horários

Depois de longos despertares e noites estivais, a criança necessita de adaptar-se ao novo ritmo escolar. Para que não seja traumático, uns dias antes do começa das aulas começa a acostumá-lo à hora de se deitar e despertar. Desta forma, o seu corpo se irá habituando ao novo horário e o começo não será tão duro.

Prepará-lo psicologicamente

Nos dias prévios ao dia do regresso, deves falar-lhe da escola. Explica-lhe porque vai lá e quais são as vantagens disso. Os argumentos deverão adaptar-se ao carácter e à idade da criança. Vai reencontrar-se com os seus companheiros, fazer novos amigos, a descobrir novas actividades, a aprender coisas novas que lhe ajudarão a crescer, …

Acalma-o

Se está angustiado e quando falas do regresso chora, acalma-o. Diz-lhe que percebes as suas angustias porque vai mudar de professora, de turma, etc. e que na sua idade tu também tinhas esses medos nos dias anteriores ao regresso. Mas explica-lhe não se vai passar nada de mal, que fará muitos amigos. Além disso, lembra-o que no caso de dificuldades, estarás ao seu lado para ajudá-lo a superá-las.

Prepara-o para ser autónomo

Sobretudo quando são pequenos, a falta de autonomia pode criar um verdadeiro stress. Para evitar, ensina-o a despir-se e a vestir-se sozinho. Ajuda-o a identificar a sua roupa com etiquetas cosidas que levem o seu nome ou uma sigla que ele possa reconhecer facilmente. Para além de dar-lhe confiança, isto evitará problemas frequentes, já que não é raro que duas crianças levem roupa parecida.

O primeiro dia

O primeiro dia de aulas depois de férias, acorda-o suficientemente cedo para evitar ter de correr. Faz falta que ele tenha tempo de despertar-se bem e de tomar um bom pequeno-almoço. Se não tiver apetite (pelos nervos, certamente), não insistas e prepara-lhe um bom almoço.

Acompanha-o à escola

Se tiveres a possibilidade o fazer (e ele quer que o faças), acompanha a criança até à aula. Se não puderes acompanhá-lo, não te culpabilidades, explica-lhe bem as coisas e trata de despachares-te do trabalho rapidamente pela tarde para que possa contar-te o seu primeiro dia de escola.

Partilha na tua rede social:
Mais no ABC Crianças:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook