Rapazes na adolescência

Rapazes na adolescência

A puberdade ou adolescência é o período de tempo durante o qual o corpo do menino se transforma num corpo adulto capaz de reproduzir-se. O ritmo destas transformações anatómicas, fisiológicas e hormonais variam de um individuo para outro.

No caso dos rapazes, a puberdade chega-lhes um pouco mais tarde: perto de 18 meses depois das raparigas. Esta mudança se produz geralmente entre os 12 e os 15 anos. E tal como as raparigas, as transformações do corpo não têm o mesmo ritmo em todos os rapazes da mesma forma: alguns têm uma puberdade precoce e outros, tardia. Devido a estas alterações, os rapazes se compararão uns com os outros, tratando de encontrar sinais comuns em outros rapazes, descolocados com este corpo em mudanças. O primeiro sinal visível da puberdade no rapaz é a pilosidade púbica.

Tal como ocorre nas alterações durante a adolescência das raparigas, o sistema hipotálamo hipofisário no cérebro provocará uma repentina secreção de duas hormonas, a LH (hormona luteinizante) e a FSH (hormona folicoloestimulante). Estas atuarão sobre os testículos que produzirão esperma e a hormona especificamente masculina: a testosterona.

Alterações de maior destaque

O crescimento: É mais tardio, mas, geralmente, mais intenso do que nas raparigas. O tamanho aumenta espectacularmente até aos 15 anos. Este fenómeno vem provocado pelo aumento da produção de hormona. O rapaz pode crescer na adolescência até 15 cm por ano. A sua musculatura e o seu esqueleto também experienciam um crescimento e formarão progressivamente a silhueta de homem na adolescente.

A pilosidade: Esta aumenta a partir dos 12 anos de idade. Aparecem pêlos nos membros, cara e axilas.

A voz: A laringe se desenvolve sob o efeito dos andrógenos e a voz começa a transformar-se Geralmente, esta torna-se mais grave, ainda que passa previamente por uma fase intermédia durante a qual conhece variantes agudas e graves. Tal como outras mudanças da puberdade, esta transição supõe para o jovem rapaz uma surpresa, pelo incontrolável da situação. Para além disso, geralmente poderá parecer um choque comprovar que está a desaparecer a voz que conhece à anos.

Partilha na tua rede social:
Mais no ABC Crianças:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook